11 setembro 2006

Modelagem de Dados do infoDmat

Segue abaixo (ou melhor, no antepenúltimo post, por uma breve auto-atrapalhada na utilização do Picasa), visualização geral da modelagem de dados para o banco de dados que irá servir ao projeto infoDmat.

A modelagem demonstra a constituição do banco de dados (BD) e sua relação entre tabelas que irão conter, entre outros, as propriedades de materiais e processos de fabricação.

Com a modelagem em mãos, feita pelo pessoal do SACI [
http://saci.fc.unesp.br/ ], em especial pelo Ary Bressane e pelo Léo de Oliveira, a equipe responsável pelo Sistema Digital de Informações está caminhando para a Arquitetura da Informação (AI).

Esta seqüência exprime a lógica de ter-se um conteúdo (BD) organizado (AI) para ser disponibilizado e acessado através de uma interface adequada (HCI, de Interface Humano-Computador). Entretanto, vale dizer que a linearidade apresentada nem sempre é seguida, por diversas
razões:

- o BD depende dos dados disponíveis, e para isso o grupo Coleta anda correndo em São Carlos, Bauru e Londrina, atrás de muitos dados sobre materiais e processos, incluindo as propriedades, imagens, fabricantes e assim em diante;
- a AI não depende apenas dos dados mas também, e principalmente, dos objetivos e caminhos do usuário, o que o grupo de Londrina vem buscando através da comparação, em dinâmicas de grupo e pequenas simulações, entre os métodos de Seleção de Materiais e os métodos de Projeto de Produto;
- o HCI não depende apenas do fluxo, mas também dos gostos e comportamento do tal usuário (o designer brasileiro), para quem está sendo pesquisado o perfil.

Até porque estamos falando de uma das metades deste futuro Sistema de Informações para Seleção de Materiais aplicado ao Design (desculpem-me o excesso de maiúsculas, força do hábito acadêmico). O Sistema será composto do sistema digital e de uma Coleção Ordenada de Amostras, entre nós apelidada de COA e parecida com o que se costuma chamar de Materioteca (veja www.feevale.br/materioteca).

Este mês de Setembro, pela proximidade da entrega de relatórios e apresentações de TCC´s dos alunos envolvidos deverá ser particularmente frutífero em realizações, que irei colocando aqui para divulgação e debate.

2 Comentários:

Às 12:03 PM , Blogger Igor disse...

What's AI?

 
Às 11:39 PM , Anonymous Anônimo disse...

ha um ano atras eu tava na neura do tcc, um ano depois olha no q q deu!!!
mariana

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial